RELATÓRIO “FERRAMENTAS DO PROFESSOR DE LITERATURA”


    Escolhemos o livro Projeto ECO de Língua Portuguesa 2 (2012) para análise e
debate sobre as ferramentas disponibilizadas aos professores dentro da unidade de
poesia brasileira. Ao lermos e trocarmos observações, percebemos que o livro nos
apresenta um método que já não é mais condizente com o que encontramos em
sala de aula: a falta do hábito de leitura de poemas e a dificuldade de interpretação
texto, deixando assim, nas mãos do professor, a tarefa árdua de conciliar um
conhecimento não prévio e o avanço rápido e precoce da matéria tratada em
questão. Tendo isso em vista, criamos um plano de aula que visa preencher este
primeiro buraco com elementos presentes no próprio livro analisado e
completamente ignorado, a introdução da unidade da matéria de poesia que
conversa com o aluno utilizando outro meio de linguagem da escola literária estudada
em questão: a pintura. Nesta introdução, ao apresentar a pintura e algumas
questões de debate social, é possível fazer com que o aluno tenha um pequeno
conhecimento prévio do movimento, saiba fazer analogias com o mundo atual em
que vivemos e que quando for tratar da poesia em questão, saiba localizar os
elementos essências dela, bem como o que o autor quis passar em um todo.
    Essa análise nos fez perceber o quão difícil é para o professor mediar os
conhecimentos de poesia tendo em vista que a mesma não está no dia-a-dia dos
alunos, e tendo como suporte um livro que tende a ser precoce ao tratar da mesma
acaba dificultando ainda mais. Saber conciliar essa falta de contato, o conteúdo que
tem necessidade de ser mediado e o mundo que os alunos encaram fora da sala de
aula é de grande importância para um professor em formação. Métodos novos,
sejam eles práticos, com o estímulo da imaginação, ou verbais, daqueles que
utilizamos de debates e roda de conversa, em ambientes como acabam possuindo
um valor de educação maior do que o livro em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

livro didático e literatura: aula